14° salário 2021 – Câmera de Deputados aprovou o projeto de Lei!

Advertising
Advertising

Esta semana, a Câmera de Deputados, através da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou o texto que torna lei a concessão do 14° salário 2021 em caráter emergencial aos aposentados e pensionistas que se encontrem vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

14° salário 2021

Com essa lei aprovada no Brasil, inúmeros assegurados do INSS passarão a receber o 14° salário 2021. No entanto, não existe uma data específica para o início do pagamento do benefício, embora a Comissão de Seguridade Social e Família tenha feito uma previsão para os anos de 2021, 2022 e 2023.

Advertising
Advertising

Além disso, a proposta do projeto de lei ainda precisará passar por outras instâncias, antes de chegar ao Senado e assim, ser liberada aos seus beneficiários. Você deseja obter maiores informações sobre esse projeto de lei? Leia o nosso conteúdo de hoje até o final e saiba como funciona!

Mas afinal de contas, o que é o 14° salário 2021?

O 14° salário 2021 nada mais é do que um projeto de lei que tem como principal objetivo realizar o pagamento, de forma excepcional, de um 14° salário, o qual estará voltado exclusivamente para os aposentados e pensionistas pertencentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Advertising
Advertising

O projeto foi aprovado pela Câmera de Deputados no dia 23 de setembro de 2021, e ainda precisará passar por mais algumas instâncias, até que o benefício seja finalmente liberado aos seus beneficiários.

14° salário 2021

Quem irá examinar essa proposta a partir de agora, será a Comissão de Finanças e Tributação (o governo ainda está aguardando que seja definido um relator para esta comissão, o que permitirá que os próximos passos sejam dados até sua concretização).

Ao passar pelo CFT, o documento também deverá ser avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), e caso seja aprovado por ambas as comissões, deverá chegar ao Senado e terá sanção a partir do aval do presidente da república.

Sobre esse ponto em específico precisamos destacar que, o Governo Federal tem tentado evitar ao máximo gastos que comprometam o orçamento do país, e por essa razão, as expectativas para que haja pagamento do benefício ainda esse ano são muito baixas.

Quem criou esse projeto de lei?

O responsável pela criação do projeto de lei que prevê o pagamento de um 14° salários aos aposentados e pensionistas do INSS é o deputado do estado do Rio Grande do Sul Pompeo de Mattos (PDT).

Atualmente, o relator do projeto tem sido o Senador Paulo Paim (PT), o qual alega que esse projeto é importante, tendo em vista que funcionará como uma injeção de recursos na economia do país e  também será útil, como apoio financeiro aos aposentados e pensionistas.

14° salário 2021

Lembrando que, a principal ideia do 14° salário 2021 é fornecer maiores condições aos aposentados e pensionistas, principalmente neste período de pandemia, advinda pelo COVID-19.

Além isso, o órgão que ficará encarregado de fazer o pagamento do 14° salário 2021 será o próprio INSS. Isso se o documento vier a ser aprovado em todas as instâncias.

E aí? Esse conteúdo foi útil para você? Já sabia da proposta de criação do 14° salário 2021? Deixe seu comentário!

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa