Consulta Seguro Desemprego – Habilitação, Saldo, Caixa, MTE
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O Seguro Desemprego é um benefício que o trabalhador assalariado tem direito caso ele seja demitido sem justa causa. Para saber se você tem direito ao benefício, e o valor a ser recebido, será necessário realizar a Consulta Seguro Desemprego no site da Caixa Econômica Federal ou do MTE.
Entre os direitos trabalhistas, esse é o mais importante, já que garantia de 3 a 5 parcelas para que o trabalhador possa se sustentar até arrumar outro emprego. Esse pagamento pode ser realizado de forma contínua ou alternada, dependendo do tempo trabalhado.
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Nesse artigo nós ensinaremos como realizar a consulta de seguro desemprego pelo site e pelo aplicativo, além de darmos dicas e informações sobre esse direito trabalhista muito importante para os brasileiros.
Como fazer a Consulta Seguro Desemprego?
Muitos trabalhadores não sabem, mas é possível realizar a seguro desemprego consulta através da internet, por meio do site da Caixa e do Ministério do Trabalho. Para realizar a consulta, será necessário estar com o número do PIS em mãos. Esse número está presente em sua Carteira de Trabalho e no seu Cartão Cidadão.
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Todo o procedimento é bastante simples e não leva mais do que 3 minutos para ser concluído. E se essa é a primeira vez que você fará a consulta seguro desemprego caixa, leia atentamente as orientações em nosso passo a passo abaixo:
Passo 01. Acesse a página do PIS, no site da Caixa, clicando aqui (sisgr.caixa.gov.br/cidadao).
Passo 02. Quando a página carregar, será possível visualizar um formulário com dois campos. Insira o número do NIS/PIS e a sua senha da internet. Marque a caixa indicando que você não é um robô e clique em OK.
Passo 03. Se você não possui uma senha, não se preocupe. Insira o número do seu PIS no campo indicado e clique em “Cadastrar Senha”. Em seguida, escolha uma senha e conclua o seu cadastro.
Passo 04. Depois, volte para a página de acesso, insira o seu PIS novamente a nova senha. Clique em OK para acessar o sistema.
Agora você poderá visualizar o saldo, o quanto tem a receber, o valor que a liberar e outras informações relevantes sobre o seu seguro desemprego.
- Leia também: Como fazer consultas de serviços pela internet.
Como fazer a consulta seguro desemprego pelo APP?
Além de poder consultar as informações do direito trabalhista através do site da Caixa, os trabalhadores poderão realizar suas consultas por meio do aplicativo para smartphone Caixa Trabalhador. Por meio desse app é possível se informar sobre o PIS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego, Agenda de Pagamento, além de poder consultar o parcelamento de seu benefício.
Ou seja: se você é um trabalhador assalariado, é essencial contar com o app Caixa Trabalhador em seu telefone celular. O melhor de tudo é que o aplicativo é gratuito e ocupa pouco espaço em seu celular, além de ser muito útil.
O aplicativo está disponível para telefones Android e iOS (iPhone). E a seguir você verá como baixá-lo:
Passo 01. Vá até a Google Play e digite “Caixa Trabalhador” no campo de buscas e toque na primeira opção para instalar o app em seu celular. Ou você pode acessar o link direto clicando abaixo.
Passo 02. Com o aplicativo instalado, basta inserir as suas informações de acesso para consultar o PIS/Abono Salarial, as parcelas do Seguro Desemprego, Calendário de Pagamento e outras informações importantes sobre os seus benefícios como trabalhador.
O app também traz diversas vantagens, como a possibilidade de encontrar uma agência Caixa mais próxima de sua residência, além de ter mais facilidade para navegar no app. É tudo muito simples, prático e intuitivo. Você gostará bastante.
Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego
Assim que um trabalhador é mandado embora sem justa causa, ele tem que dar entrada na habilitação do seguro desemprego para começar a receber o benefício. Dessa forma, é preciso fazer o requerimento e acompanhar para saber se o seu benefício já está habilitado para ser recebido.
A consulta de habilitação do seguro desemprego é um procedimento muito simples, que pode ser feito pela internet tanto pelo site da Caixa quanto pelo site do MTE. Essa consulta pode ser realizada em apenas alguns minutos.
Confira a seguir um passo a passo para realizar a consulta seguro desemprego liberado:
Passo 01. Acesse o site da Caixa clicando aqui (www.sisgr.caixa.gov.br/cidadao). Quando a página carregar, insira o seu PIS e a senha da internet. Depois de preencher todos os campos clique em “OK”.
Passo 02. Se você não possui uma senha ainda, será necessário criar uma. Insira o PIS e, em seguida, clique na opção “criar senha”. Escolha uma senha e cadastre-a. Retorne para a página de login e preencha todos os campos com as informações solicitadas.
Passo 03. Agora você poderá realizar a consulta habilitação seguro desemprego. Se o benefício estiver habilitado, o trabalhador terá um prazo de até 90 dias para sacar o valor disponível em sua conta.
Se o beneficiário não sacar o dinheiro dentro de três meses, o valor voltará para os cofres do Governo Federal.
Faça outros tipos de consulta:
Regras do Seguro Desemprego
Há algumas regras para sacar o seguro desemprego. Se você acabou de ser desligado do seu último emprego, confira alguns critérios definidos pelos órgãos responsáveis pelo benefício:
01. O trabalhador não pode ter renda própria;
02. Ao solicitar o benefício pela primeira vez, o trabalhador deverá ter trabalhado de carteira assinada por um período de 1 ano e 6 meses;
03. A pessoa deverá estar desempregada ao dar entrada no recurso;
04. O solicitante deve estar dentro dos requisitos categorizados como trabalhador doméstico ou formal.
Quem tem direito ao seguro desemprego?
O trabalhador formal pode requerer o benefício em um prazo de 7 a 120 dias depois de ter sido desligado do emprego. O requerimento pode ser feito em uma DRT, no SINE ou nas Agências credenciadas da Caixa. Veja, a seguir, quem tem direito a receber o seguro-desemprego:
- O trabalhador que tiver sido dispensado sem justa-causa;
- Estiver desempregado no momento do requerimento do benefício;
- Não possuir renda própria para o seu sustento e o de sua família;
- Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social. Abre-se exceção para pessoas que estiverem recebendo pensão por morte ou auxilio-acidente.
A solicitação do benefício também é relacionada ao tempo de trabalho. Veja como são as regras para o trabalhador formal:
01. Primeira solicitação: pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de demissão;
02. Segunda solicitação: pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de demissão;
03. Terceira solicitação: cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de demissão.
O Seguro Desemprego é um dos mais importantes direitos do trabalhador brasileiro. Muita gente se sustenta com esse auxílio até encontrar uma nova oportunidade para trabalhar. Se você acabou de ser desligado de sua empresa, veja as orientações sobre como dar entrada nesse recurso.
O Seguro Desemprego é um direito de todo trabalhador assalariado. E a quantidade de parcelas varia de acordo com o tempo trabalhado durante os últimos meses/anos.
Esperamos que com essas dicas você consiga consultar o seguro desemprego e que o benefício esteja habilitado para ser sacado. Em caso de dúvidas, faça um comentário pra que a gente possa te ajudar. Boa sorte!