Como Funciona o Auxílio Reclusão? Quem tem direito ao benefício?

Advertising

Caso você tenha curiosidade em saber como funciona o auxílio reclusão, saiba que você está no lugar certo! Isso porque separamos no conteúdo de hoje, todas as informações que você precisa saber sobre este benefício. Confira!

 O que é e Auxílio Reclusão?

O Auxílio Reclusão nada mais é do que um benefício que é concedido pelo Governo Federal aos dependentes de uma pessoa que esteja em situação de prisão, mas que tenha direito ao seguro do INSS, ou seja, tenha contribuído com o órgão por tempo mínimo.

Como Funciona o Auxílio Reclusão

Como Funciona o Auxílio Reclusão?

Advertising

Basicamente, esse programa garante renda às famílias dos presidiários que tenham contribuído com o INSS. No entanto, para ter direito ao benefício é preciso que o trabalhador seja considerado de baixa renda, ou seja, a sua renda não pode ter sido superior a R$ 1.425,56 (esse valor sofre reajustes anualmente).

Para comprovar que é pertencente ao grupo de baixa renda,  o INSS faz um cálculo de aritmética simples, levando em consideração os últimos salários do trabalhador.

Advertising

O INSS também exige que o tempo mínimo de contribuição seja de pelo menos 24 meses. Além disso, precisamos destacar que, caso o presidiário consiga um trabalho remunerado, mesmo em reclusão, este não terá direito ao benefício.

Como Funciona o Auxílio Reclusão

Dito isso, terão direito ao benefício do Auxílio Reclusão os seguintes públicos:

  • Esposa ou marido da pessoa que foi presa e que é contribuinte do INSS;
  • Os filhos do presidiário que tenham menos de 21 anos, ou portadores de deficiência (com qualquer idade);
  • Pais ou irmãos do contribuinte (menores de 21 anos), ou que possuam algum tipo de deficiência comprovada.

Como funciona o Auxílio Reclusão – Documentação necessária

Agora que você já sabe como funciona o auxílio reclusão, precisa saber também quais são os documentos exigidos pelo INSS para dar encaminhamento ao benefício:

  • Documentação pessoal que contenha identificação com foto. Neste caso, é necessário apresentar os documentos de todos os dependentes, até mesmo do trabalhador preso.

  • Cópias da carteira de trabalho do contribuinte em situação de reclusão. Esse documento é imprescindível para comprovar que o trabalhador estava realmente exercendo função de modo formal e contribuiu plenamente com o INSS.

  • Documento que demonstre que o contribuinte se encontra em regime fechado. Quem emite esse documento é o próprio sistema prisional, no qual o contribuinte se encontre recluso em regime fechado.

  • Documentação que revele que o contribuinte possui dependentes. É possível levar as certidões de nascimento, casamento, conta bancária em conjunto, entre outros meios de comprovação.
Como Funciona o Auxílio Reclusão

Como é feita a solicitação do Auxílio Reclusão?

Os dependentes de um contribuinte do INSS que tenha sido preso poderão solicitar o benefício, seguindo o passo a passo abaixo:

PASSO 1 – Primeiramente, o dependente do contribuinte deverá ir até o site do MEU INSS.

PASSO 2 – Entrando no sistema, você deverá fazer login e clicar no item “Agendamentos/Requerimentos”.

PASSO 3 – A seguir, clique no benefício “Auxílio Reclusão”.

PASSO 4 – Preencha um formulário de cadastro, inserindo todos os dados que o sistema solicitar. A seguir, também será necessário que anexe os documentos que comprovem que tem direito ao benefício.

PASSO 5 – Assim que terminar de anexar os documentos, você deverá enviá-los e aguardar o período de análise do INSS. Dentro de poucos dias, você ficará sabendo se o benefício foi liberado.

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras. https://cassinosnobrasil.com/pagamento/cartao-de-credito/

veja a lista completa