Auxílio Brasil – O que é, Quem tem direito, Calendário, Pagamento

Advertising
Advertising

 No Brasil existem inúmeras iniciativas governamentais que visam auxiliar as famílias de baixa renda. Um dos programas mais famosos existentes no território nacional é o Bolsa Família, que recentemente recebeu uma repaginação do atual governo e passou a ser denominado de Auxílio Brasil. 

 Em nosso conteúdo de hoje iremos esclarecer para você todas as informações sobre este programa, focando no seu conceito, quem tem direito, como é feito o cadastro, a consulta e o saque. Aproveite! 

 O que é o Auxílio Brasil? 

Advertising
Advertising

 O programa Auxílio Brasil nada mais é do que um sistema responsável por prestar assistência social aos cidadãos brasileiros, e que está sob administração do Ministério da Cidadania e visa substituir o antigo programa denominado de Bolsa Família. 

 Este benefício irá apoiar todas as famílias que se encontrem em situação de pobreza, ou seja, que possuam uma renda familiar per capita de, em média, R$ 200,00 por pessoa e casos de extrema pobreza, em que as famílias têm renda de R$ 100,00 por pessoa. 

 Quem tem direito? 

Advertising
Advertising

 O Ministério da Cidadania informa que terão direito ao benefício Auxílio Brasil todas as famílias consideradas de baixa renda, ou que se encontrem abaixo da linha da pobreza. 

 A única exigência é que os candidatos estejam devidamente cadastrados no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, denominado de CadÚnico.  

  Como se cadastrar? 

 O processo de inscrição no programa Auxílio Brasil é feito de forma automática para aqueles que já eram beneficiários do programa do Bolsa Família até outubro de 2021. 

 No caso das novas inscrições, as mesmas deverão ser feitas junto ao órgão de assistência social do seu município. 

 O primeiro passo a ser dado é a inscrição no Cadastro Único. O órgão responsável pela assistência social do seu município irá avaliar o seu perfil socioeconômico, e caso você se enquadre dentro de todos os requisitos para ter direito, o benefício será pago para você. 

 Utilizando o aplicativo do CadÚnico, que está disponível nas lojas de app da App Store e Google Play, você encontrará o endereço do centro de referência de assistência social (CRAS)  mais próximo para realizar o cadastramento do benefício. 

 Como consultar o saldo do auxílio? 

 Para que você possa fazer a consulta acerca deste auxílio, deverá seguir as instruções que passaremos no passo a passo abaixo. 

  1. Primeiramente, entre na loja de aplicativos do seu celular e baixe o app Auxílio Brasil. Essa aplicação está disponível para celulares Android e também iOS;
  2. Com a aplicação devidamente instalada no seu aparelho celular, você deverá entrar no aplicativo com seus dados de beneficiário e clicar em “consultar”;
  3. O sistema pedirá o número do seu CPF. Na sequência, já será possível verificar o saldo disponível do Auxílio Brasil. 

 Como receber o pagamento? 

 O pagamento deste benefício é realizado diretamente através da poupança social digital do Caixa Tem, ou através de outro tipo de conta feita na Caixa Econômica Federal, no nome do titular da família. 

 Essa conta geralmente é cadastrada no ato da inscrição junto ao CadÚnico. 

 Como sacar o auxílio? 

 Os métodos para saque do benefício são simplificados, podendo utilizar o aplicativo Auxílio Brasil e ir até os canais de saque para a realização do mesmo, podendo ser: 

  • Agências da Caixa Econômica Federal; 
  • Terminais de autoatendimento da caixa; 
  • Lotéricas. 

 Chegando nesses locais, se você estiver dentro do período de pagamento do benefício, é só disponibilizar o seu cartão do Auxílio Brasil e efetuar o saque. 

 Em nosso conteúdo de hoje, você pode conferir em detalhes como funciona o novo programa do governo, Auxílio Brasil, criado para substituir o já conhecido Bolsa Família. 

 Se você e sua família possuem um perfil ideal para receber este tipo de benefício do governo federal, não perca esta oportunidade e use o nosso passo a passo para inscrever-se no programa.

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa