Carteira de Trabalho Digital – Passo a Passo para Baixar

Advertising
Advertising

A Carteira de Trabalho Digital é uma função que foi criada para facilitar ainda mais a vida de todos os trabalhadores brasileiros. A partir de agora, este documento estará ao seu alcance com apenas alguns cliques no celular. Saiba mais aqui!

O que é a Carteira Digital de Trabalho?

Este documento nada mais é do que a versão eletrônica da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que já conhecemos, e tal qual na versão impressa, é um documento de uso obrigatório.

Carteira de Trabalho Digital
Advertising
Advertising

A obrigatoriedade deste documento se deve em função de que é na carteira de trabalho que constam as informações profissionais de todo trabalhador. No caso da versão digital, ela está disponível desde 2019, precisado de apenas alguns cliques em sua tela do celular.

A versão digital deste documento acaba sendo mais eficiente, tendo em vista que cruza os dados do trabalho, com as informações contidas na base do governo via eSocial.

Advertising
Advertising

Sendo assim, será possível acessar rapidamente as informações do trabalhador, tais como contratação de trabalho, anotações de férias, recebimento de décimo terceiro salário, entre outros dados.

Como baixar o documento?

Caso você esteja interessado em portar a versão eletrônica deste documento, deverá seguir o passo a passo que iremos apresentar abaixo:

PASSO 1 – Sua primeira ação deverá ser acessar o Portal do Governo Federal através do seguinte endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

PASSO 2 – A seguir, você deverá clicar para CRIAR SUA CONTA.

PASSO 3 – Na sequência, você deverá preencher um formulário, inserindo seus dados pessoais. Preencha todos os campos.

PASSO 4 – Ative seu pedido por endereço eletrônico ou via SMS.

PASSO 5 – Você deverá acessar o seu e-mail, ou sua caixa de SMS para pode criar uma senha de acesso e ativar a sua conta.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Se por alguma razão, você não conseguir o recebimento da senha de liberação, ainda assim será possível ir diretamente em caixas eletrônicos do Banco do Brasil (BB) para conseguir a liberação. A Caixa Econômica Feral também dispõe deste tipo de serviço.

PASSO 6 – Acesse sua loja de aplicações do celular e baixe a Carteira Digital do Trabalho.

Carteira de Trabalho Digital

PASSO 7 – Na sequência, você deverá clicar em ENTRAR e informar os dados cadastrados de SENHA e CPF.

PASSO 8 – Terminada esta etapa, também é importante confirmar mais algumas informações pessoais, tais como nome da mãe e data de nascimento.

Pronto, logo na tela inicial da Carteira Digital do Trabalho já será possível acessar seus dados básicos e conferir detalhes sobre os seus vínculos empregatícios.

Se quiser obter outros tipos de informações, será necessário que você faça uma segunda confirmação de identidade, a qual a aplicação lhe questionará detalhes sobre seus contratos anteriores de trabalho.

Geralmente, os dados envolvem o nome do seu último empregador, ano do último contrato de trabalho, se o trabalhador já recebeu algum benefício do INSS nos últimos anos, entre outros detalhes.

Precisamos mencionar também a importância de fazer a confirmação correta de todos os dados, pois se errar alguma coisa, o cadastro ficará bloqueado.

Assim que você tiver concluído todo o seu cadastro e a Carteira Digital estiver devidamente instalada em seu celular, o seu CPF passará a ser o número da CTPS.

 

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa