Como se aposentar pelo INSS: Agora é possível fazer tudo online!

Advertising
Advertising

Caso você seja um contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e já tenha atingido os requisitos necessários para se aposentar, deve estar se perguntando como se aposentar pelo INSS, não é mesmo?

Antes de qualquer coisa, precisamos mencionar que, cada contribuinte e período trabalhado podem ter algumas diferenças na hora de conseguir a autorização para a aposentadoria.

Advertising
Advertising

Sendo assim, antes de fazer o envio do pedido de aposentadoria ao INSS, é importante que o trabalhador busque fazer a verificação do benefício através do seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), diretamente no site do INSS, ou pela aplicação Meu INSS.

Como se aposentar pelo INSS

Nesse sistema, você conseguirá ficar sabendo se todos os seus vínculos empregatícios e contribuições estão em dia e dentro do tempo correto para aposentar-se.

Advertising
Advertising

Também é importante que o contribuinte do INSS faça uma comparação entre as informações que constam em sua carteira de trabalho, ou de seus carnês de pagamento do INSS, com o documento Cnis.

Desse modo, o segurado conseguirá ficar sabendo se existe algum período que, por ventura, o INSS não esteja considerando, ou se existem informações equivocadas no sistema, e que seja preciso apresentar documentações extras para validar o pedido.

Quem tiver direito ao benefício e tiver exercido funções laborais que sejam prejudiciais à saúde, ou que tenha direito à aposentadoria rural, por exemplo, deverão permanecer sempre atentos, tendo em vista que precisam comprovar esse períodos junto ao INSS.

Você pode solicitar sua aposentadoria online!

Caso esteja tudo dentro dos conformes e você já se encontre apto para aposentar-se pelo INSS, poderá seguir o passo a passo abaixo para entrar com pedido de aposentadoria. Como você verá, todo o processo é 100% online!

PASSO 1 – A primeira coisa que você deverá fazer será entrar na aplicação do Meu INSS (Poderá baixar esse aplicativo na loja de aplicações do seu celular, tanto para Android, como iOS).

Como se aposentar pelo INSS

PASSO 2 – Além de baixar o app, você precisará fazer um cadastro junto ao gov.br. Feito isso, poderá clicar em ENTRAR.


PASSO 3 – Para acessar, digite o número do seu CPF e clique no item AVANÇAR.


PASSO 4 – O sistema pedirá que você digite sua senha cadastrada e após isso é só clicar em ENTRAR.


PASSO 5 – Logo que você entrar na página inicial do app Meu INSS, você deverá ir até o ícone PEDIR APOSENTADORIA.


PASSO 5 – Na tela a seguir, você deverá escolher qual é o tipo de aposentadoria que deseja solicitar (tempo de contribuição, idade urbana, idade rural, deficiência, etc).


PASSO 6 – Na sequência, o sistema do INSS pedirá que você faça uma atualização dos seus dados cadastrais. Faça tudo que for pedido na tela e clique em AVANÇAR.


PASSO 7 – Além disso, o sistema também lhe fará uma série de perguntas relacionadas às suas funções laborais. Vá clicando em SIM ou NÃO, de acordo com o seu perfil.


PASSO 8 – Na tela seguinte, irão aparecer os seus dados pessoais. Confira e aceite o acompanhamento do MEU INSS via e-mail ou telefone Central 135. Nesta mesma página, o sistema pedirá que você insira alguns documentos que possam comprovar que tem direito à aposentadoria. A plataforma informará exatamente o que deve ser anexado e para cada anexo, clique em “+”, e na sequência em “AVANÇAR”.


PASSO 9 – Também deverá encaminhar os seus dados bancários e clicar para finalizar o pedido de aposentadoria. O INSS irá avaliar a solicitação e caso seja aprovado, ou negado, por alguma instância, você será notificado.

Este conteúdo foi exclusivo para quem deseja encaminhar sua aposentadoria via INSS! Você já sabia que dá para fazer tudo online? Deixe seu comentário abaixo!

 

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa