Como tirar passaporte em 2021 – Passo a Passo

Advertising
Advertising

Se você deseja saber como tirar passaporte em 2021, fique sabendo que atualmente o processo está muito mais simplificado do que há alguns anos atrás.

Isso porque a Polícia Federal otimizou os seus processos de emissão de documentos, e, portanto, qualquer cidadão brasileiro poderá solicitar emissão de passaporte de modo 100% online e sem precisar sair de casa.

Como tirar passaporte em 2021
Advertising
Advertising

Lembrando que, o passaporte é um tipo de documento essencial para as pessoas que desejam realizar algum tipo de viagem internacional em países que estejam fora do Mercosul.

Você não passará por entrevista para poder emitir o documento, pois essa possibilidade é liberada para qualquer cidadão e poderá ser feita exclusivamente pela internet, sendo necessário comparecer ao polo da Polícia Federal apenas para entregar os documentos solicitados.

Advertising
Advertising

Confira em nosso conteúdo de hoje que documentos são esses e fique por dentro de um passo a passo exclusivo de como tirar passaporte em 2021.

Passo a passo descomplicado de como tirar passaporte em 2021

Como o passaporte é um documento emitido exclusivamente pela Polícia Federal, obviamente que será essa entidade a responsável por todo o processo de solicitação.

A vantagem é que o pedido do passaporte 2021 poderá ser feito via internet, exigindo que você compareça ao polo do Polícia Federal da sua cidade, ou do município mais próximo, apenas em duas instâncias (uma quando levar os documentos e retirar a foto para inserir no documento e outra para retirada do passaporte).

Dito isso, para fazer seu pedido de passaporte 2021 pela internet siga o passo a passo abaixo:

Como tirar passaporte em 2021

PASSO 1- A primeira coisa que a pessoa interessada em como tirar passaporte em 2021 deverá fazer será reunir os documentos necessários para solicitar a emissão do passaporte.

PASSO 2 – Entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário de solicitação. Insira todas as informações que o sistema solicitar e ao final clique para confirmar os dados.

Como tirar passaporte em 2021

PASSO 3 – Ao finalizar o formulário será necessário que o solicitante emita o boleto de pagamento, cuja taxa para tirar o passaporte 2021 está calculada no valor total de R$ 257,25. Lembrando que, você só conseguirá ir presencialmente até a Polícia Federal com seus documentos após o pagamento deste documento.

PASSO 4 – Tendo feito o pagamento do boleto, você deverá agendar o seu atendimento na Polícia Federal. Faça isso AQUI.

PASSO 5 – Compareça ao polo da Polícia Federal no dia e horário marcado para apresentar os documentos e retirar sua foto que ficará no documento.

PASSO 6-  Por fim, aguarde pela emissão do documento e vá novamente até o posto da PF para retirada.

Documentação exigida para tirar o passaporte 2021

Para que você possa solicitar a emissão do passaporte junto à PF, você precisará portar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto: poderá ser sua carteira de identidade (RG), de habilitação ou de trabalho. Se tiver um passaporte antigo também é válido.
  • Número de CPF;
  • Certidão de casamento, caso o cidadão tenha alguma alteração em seu nome;
  • Certidão de naturalizado, se for o caso.

É preciso mencionar que, caso esse seja o seu segundo passaporte, é obrigatório apresentar o antigo no ato da solicitação, caso contrário o cidadão precisará pagar uma taxa ao dobro.

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa