Conecte SUS – Aprenda a utilizar essa aplicação em seu celular!

Advertising
Advertising

Para quem desconhece o Conecte SUS, este nada mais é do que uma aplicação para dispositivos móveis que foi desenvolvida de modo oficial pelo Ministério da Saúde, e que visa todos os cidadãos brasileiros que precisam fazer consultas, exames, pedir medicamentos e vacinas via SUS.

Conecte Sus

Entre as principais funções que podemos destacar para a aplicação, é que ela nos permite  emitir o cartão digital do SUS de modo 100% online e prático, com apenas alguns cliques na tela do seu celular.

Advertising
Advertising

Basicamente, a aplicação irá fazer um registro da sua trajetória de atendimentos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, com ele, você poderá:

  • Verificar todos os dados dos atendimentos;
  • Conferir informações sobre as internações do paciente;
  • Consultar a disponibilidade e fazer solicitação de medicamentos;
  • Conferir exames que foram feitos;
  • Agendamento de consultas na rede pública;

O Conecte Sus lhe dá acesso também a sua Carteira Nacional de Vacinação, o que possibilita que todos os cidadãos brasileiros possam consultar as vacinas que foram aplicadas nas redes públicas de saúde e também nas instituições privadas. Até mesmo as informações em relação à situação da vacina para o Covid-19 pode ser verificada.

Conecte Sus
Advertising
Advertising

O app também se destaca por disponibilizar a todos os cidadãos brasileiros, independente da condição socioeconômica , uma lista completa com informações sobre serviços, tais como hospitais, postos de saúde, farmácias populares, etc.

Caso você queira saber quais são as maternidades, centros de atenção Psicossocial e academias de saúde, esses dados também constam no Conecte Sus.

Como o cidadão poderá fazer o cadastro?               

Para que você possa cadastrar-se na aplicação do Conecte SUS não existe nenhum mistério e você levará apenas poucos minutos. Para isso, tenha em mãos o número do seu CPF, ou da sua Carteira Nacional de Saúde.

Feito isso, é só seguir o passo a passo abaixo e obter o seu acesso:

PASSO 1 – A primeira coisa que o cidadão interessado na aplicação deverá fazer será entrar na loja de aplicações do celular e procurar pelo app “Conecte SUS”. Clique para BAIXAR. Todo o procedimento é 100% gratuito.

Conecte Sus

PASSO 2 – A seguir, você deverá clicar em ENTRAR. Também será necessário fazer login na plataforma gov.br, inserindo seu número de CPF e senha. Feito isso, clique em AVANÇAR. Caso nunca tenha entrado na plataforma do governo, será preciso cadastrar-se na mesma e seguir todas as instruções que aparecerem na sua tela.


PASSO 3 – Na sequência, basta que você clique em AUTORIZAR, para que o sistema faça uma vinculação da sua conta junto ao aplicativo Conecte SUS.


PASSO 4 – Também será importante que você aceite todos os termos, pois isso lhe permitirá utilizar a aplicação plenamente. Não se preocupe com este procedimento, pois o app é do Governo Federal e suas informações estarão seguras.


PASSO 5 – Assim que você conseguir o acesso ao app, clique no item Cartão Virtual do SUS. Nesse item você verá todas as suas informações. Além disso, haverá muitas outras funcionalidades que poderá explorar tranquilamente.


 E aí? Você sabia da existência dessa aplicação? Já tem o Conecte SUS em seu celular? O que o app tem facilitado em sua vida? Comente com a gente!

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa