5 dicas para economizar energia em casa

Advertising
Advertising

Nos últimos meses, um dos assuntos mais comentados é sobre os altos custos em energia elétrica e a inflação tende a subir cada vez mais em todo o território brasileiro. Desse modo, é sempre bom conhecer algumas estratégias para economizar energia em casa, não é mesmo?

Muitas vezes nos perguntamos como podemos economizar nas contas de luz, gás e água … e depois de pensar muito, parece praticamente impossível, mas não é.

economizar energia em casa
Advertising
Advertising

Neste post explicamos 5 dicas simples, com as quais será possível economizar energia em casa. Aplicar uma série de dicas para economizar energia em casa é tão benéfico para o meio ambiente quanto para sua carteira.

O consumo de energia aumentou dramaticamente, em muitos casos porque não estamos realmente cientes do custo de alguns de nossos hábitos.

Advertising
Advertising

Além disso, vivemos em uma cultura de consumismo excessivo que promove o uso de gadgets de que nem precisamos.

Como economizar energia em casa?

Se suas contas estão muito altas no final do mês, hoje explicamos algumas soluções para reduzi-las. Você quer saber como?

A seguir, damos 5 dicas simples que você pode implementar em casa hoje, e que lhe permitirão economizar energia e, consequentemente, dinheiro.

economizar energia em casa

 1-  Substitua as lâmpadas 

Uma das mudanças mais fáceis de fazer é trocar as lâmpadas da sua casa. As lâmpadas alógenas consomem até 10 vezes mais eletricidade do que as lâmpadas LED ou economizadoras de energia.

Sim, seu preço é mais alto, mas sua vida útil também é mais longa (até 10.000 horas), por isso vale a pena o investimento.

2. Desligue os aparelhos para economizar energia em casa

Todos os aparelhos elétricos que não estiverem em uso devem ser sempre desligados. A televisão, o aparelho de som, o computador ou a cafeteira são alguns dos aparelhos que costumamos deixar sempre ligados.

E é importante saber que, enquanto estão no modo standby, continuam consumindo energia, mesmo com o aparelho desligado. Desligá-los à noite, quando saímos de casa, ou quando não vamos usar, nos fará notar melhorias na conta de luz.

3. Tome banhos curtos

Perder a noção do tempo no banho é muito tentador. No entanto, não leva mais de 7 minutos para uma limpeza completa e impecável. Ficar 20 minutos no chuveiro pode aumentar sua conta de centenas de reais por ano.

Um truque para corrigir esse mau hábito é cronometrar o banho. Também funciona para desligar a água enquanto fazemos espuma. No caso de ter contratado uma modalidade de check-in noturno, também é altamente recomendável tomar banho à noite.

4. Desligue as luzes

Este conselho de poupar energia que lhe vamos dar é o mais simples de todos: apague as luzes. A luz é responsável por 20% do gasto de energia nas residências, portanto, desligar as luzes que não vamos usar pode significar uma boa economia.

economizar energia em casa

Cada vez que saímos de uma peça da casa, temos que desligar a luz e acender apenas as estritamente necessárias.

5. Contrate uma taxa de luz adequada

O consumo de eletricidade não é igual em todas as residências; em termos de volume ou quando ocorre esse consumo. Uma família pode ter maior consumo de energia elétrica durante o dia, enquanto em outras famílias o consumo só pode ocorrer em horários específicos de chegada do trabalho.

No primeiro caso, uma tarifa fixa de energia elétrica é mais adequada, enquanto, no segundo, a variável taxa seria mais conveniente. A escolha de uma tarifa de luz adequada aos nossos hábitos de consumo de eletricidade nos ajudará a economizar em nossa conta mensal de eletricidade.

 

artigos relacionados Leia também:
Por Que Vivemos Momentos Difíceis ?

Advertising Advertising Eu preciso te contar que embora esse momento que você está vivendo esteja sendo difícil ele irá chegar ao fim.  Ainda que não…

especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa