FGTS Emergencial – O que é, Quem tem direito, Calendário, Pagamento

Advertising
Advertising

Se você já ouviu falar no FGTS Emergencial, mas não sabe como funciona o sistema, ou se tem direito ao benefício, saiba que veio ao local certo, uma vez que em nosso conteúdo de hoje iremos esclarecer todos os detalhes do programa! Confira!

Lembrando que esse benefício poderá contemplar milhares de trabalhadores brasileiros que terão direito de receber até R$ 1.045 do Governo Federal. Saiba mais!

O que é o FGTS Emergencial?

Advertising
Advertising

A primeira coisa que você precisa saber em detalhes é do que se trata o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

FGTS Emergencial

O benefício começou a ser disponibilizado em 2020 com o advento da pandemia do covid-19, como medida provisória para auxiliar os brasileiros na crise.

Advertising
Advertising

O FGTS Emergencial está focado em trabalhadores com carteira assinada que estejam ativos ou inativos e pode ser sacado por meio da aplicação da Caixa Econômica Federal denominada de Caixa Tem.

Quem tem direito?

Poderão acessar este benefício todos os trabalhadores brasileiros que tenham contas ativas ou inativas pertencentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

No entanto, se o trabalhador receber dois FGTS, somente terá direito a um saque, cujo pagamento deve seguir a ordem:

  • Contas bancárias que tenham vinculação com contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo;
  • Todas as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver um saldo inferior.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, aproximadamente 60 milhões de trabalhadores conseguirão acesso ao saque, com mais de R$ 37,8 bilhões de investimento por parte do governo.

Calendário do FGTS Emergencial

No ano de 2022, os saques do FGTS Emergencial começaram a ser pagos em janeiro e vão até o final de fevereiro de 2023. Veja mais detalhes abaixo:

FGTS Emergencial

Como sacar o FGTS Emergencial?

Quando chegar o dia do seu saque, você poderá entrar no aplicativo da Caixa Tem  e clicar na opção “Saque sem Cartão”. Abaixo iremos apresentar algumas instruções para você:

FGTS Emergencial

PASSO 1 – A sua primeira ação deve ser gerar um código para poder sacar o valor do FGTS Emergencial.


PASSO 2 –  A aplicação informa o usuário da necessidade de estar diante de um caixa eletrônico ou correspondente da Caixa Econômica. Essa informação é importante, pois o código vale apenas por duas horas. Se o saque não for feito neste período, todo o procedimento deve ser feito novamente.


PASSO 3 – Estando no local devido, faça o saque do FGTS Emergencial e clique na opção Gerar Código.


PASSO 4 – Digite o código no caixa eletrônico para iniciar o processo.


PASSO 5 – Na tela do caixa eletrônico clique na opção “Saque FGTS Emergencial”.  Na sequência, digite o número do CPF  e na sequência em “Continuar”.


PASSO 6 – Defina o valor que você quer sacar. Pronto! Já terá o dinheiro em mãos.


Agora você já sabe o que é o FGTS Emergencial e como funciona o benefício! Caso tenha o direito de recebê-lo, siga o procedimento ensinado e terá o dinheiro em mãos rápido e fácil!

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa