Imposto de Renda 2021 – Confira informações sobre novo lote de restituição

Advertising
Advertising

Já está disponível para consulta o 5° lote de restituição do Imposto de Renda 2021, o qual a Receita Federal prevê pagar R$ 8,9 milhões para mais de 6 mil contribuintes, só no Vale do Paraíba.

Nesta quinta-feira, dia 23 de setembro de 2021, a Receita Federal  liberou a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2021.

Advertising
Advertising

Caso os contribuintes queiram fazer a consulta do lote, poderão fazer este procedimento através da página oficial da Receita Federal na web, ou via app da Receita Federal (disponível para celulares e tablets smartphones nas principais lojas de aplicações, e de forma 100% gratuita).

Imposto de Renda 2021

No que tange os valores das restituições, estas poderão ser creditadas no dia 30 de setembro, e mesmo que este seja o último lote que será pago, a Receita Federal já comunicou que também liberará restituições para o mês de outubro.

Advertising
Advertising

Para a última etapa, serão contemplados os chamados lotes residuais, ou seja, aquelas pessoas que caíram na denominada “malha fina” deste ano, ou em anos anteriores.

Além disso, é válido mencionar que, mais de 280 mil contribuintes que sejam não-prioritários em todo o país, também irã receber a restituição do IR 2021.

Como é feito o pagamento do Imposto de Renda 2021?

No que tange o pagamento do Imposto de Renda 2021, o mesmo será feito diretamente através da conta bancária que o cidadão informou no ato da declaração do IR.

Imposto de Renda 2021

Se por alguma razão, a restituição não seja realizada no período determinado (ocorre em casos da conta bancária informada se encontrar desativada, por exemplo),  não é preciso preocupar-se, tendo em vista que o valor da restituição ficará disponível para o resgate no Banco do Brasil (o valor ficará à sua disposição por até um ano).

Transcorrido este período, o contribuinte que não tiver feito o saque deverá entrar em contato com a sua instituição bancária para que seja possível reaver o valor.

Qual é o calendário de pagamento para 2021?

Confira a seguir quais foram as datas organizadas pela Receita Federal para a realização dos  pagamentos dos lotes de restituição do imposto de renda no ano de 2021:

  • Pagamento do 1º lote: 31 de maio
  • Pagamento do 2º lote: 30 de junho
  • Pagamento do 3º lote: 30 de julho
  • Pagamento do 4º lote: 31 de agosto
  • Pagamento do 5º lote: 30 de setembro.
Imposto de Renda 2021

Cuidado com a malha fina!

Se por ventura o contribuinte identificar algum tipo de erro em sua declaração do imposto de renda, é permitido que seja feita a correção do documento com as informações que sejam corretas.

É válido mencionar que, aquelas restituições de imposto de renda que venham a apresentar algum tipo de inconsistência (nos casos de malha fina), as restituições só são liberadas após correções feitas pelo próprio cidadão.

Também é preciso que o contribuinte apresente documentos que atestem que a documentação está toda correta, caso caia na malha fina de forma injusta, ou seja, com todos os dados fornecidos da forma correta.

O conteúdo de hoje foi útil para você? Você tem direito de receber a restituição do imposto de renda 2021, neste quinto lote liberado pela Receita Federal? Deixe o seu feedback nos comentários abaixo!

artigos relacionados Leia também:
Como tirar passaporte em 2021 Como tirar passaporte em 2021 – Passo a Passo

Advertising Advertising Se você deseja saber como tirar passaporte em 2021, fique sabendo que atualmente o processo está muito mais simplificado do que há alguns…

especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa