O que é o Encceja? Saiba mais sobre este programa!

Advertising
Advertising

Caso você tenha abandonado seus estudos de nível fundamental ou médio por alguma razão, e agora, depois de algum tempo, deseja recuperar essa formação mais rapidamente, conheça o Encceja!

Este programa foi criado pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e objetiva aplicar um exame para avaliação dos conhecimentos em todo o território nacional, em nível fundamental e médio.

Advertising
Advertising

Isso mesmo! Apenas com a realização do exame do Encceja, o cidadão já conseguirá emissão de certificado de conclusão de curso em uma das modalidades de ensino mencionadas. Saiba mais, lendo o nosso conteúdo de hoje até o final!

Mas afinal de contas, o que é o Encceja?

A sigla Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos, e é uma prova aplicada pelo MEC nos níveis fundamental e médio para quem deseja obter certificado nestas modalidades de ensino.

Advertising
Advertising

Quem realizar a prova do Encceja será avaliado em inúmeras competências e linhas de conhecimento que já são abordadas no dia a dia da escola. Além disso, o candidato que fizer a prova terá que demonstrar que possui pelo menos um mínimo de conhecimento.

O que é o Encceja

Também é preciso mencionar que, a aplicação do exame é feita anualmente e o órgão responsável pela elaboração da prova é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Sempre que o edital for lançado para inscrição no exame, o candidato interessado deverá optar, ao fazer sua inscrição, se quer deseja fazer o exame para concluir o ensino fundamental, ou o ensino médio.

Quem pode se inscrever no Encceja?

Não são todas as pessoas que podem se inscrever neste programa. Portanto, se você tiver interesse neste exame, confira abaixo quais são os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Educação.

O que é o Encceja
  • Todos os jovens e adultos que residam no Brasil ou no exterior.
  • Candidatos que forem fazer o exame de conclusão do ensino fundamental deverão ter pelo menos 15 anos e candidatos que façam o exame para conclusão do ensino médio deverão ter no mínimo 18 anos de idade.
  • Cidadãos que se encontrem em regime de privação de liberdade e que não possam matricular-se no ensino regular.

Como é feita a inscrição no exame?

Antes mesmo de lhe mostrar qual é o processo para a inscrição no Encceja, saiba que você não é obrigado a fazer  a inscrição na prova, já que ela é liberada apenas para quem tiver interesse em concluir mais rapidamente os seus estudos.

Dito isso, confira a seguir quais são os procedimentos para inscrição:

PASSO 1 – A primeira coisa que o candidato interessado deve fazer é aguardar abertura de edital do INEP, através do seguinte link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso


PASSO 2 – Cadastre-se na plataforma, inserindo todos os dados solicitados.

O que é o Encceja

PASSO 3 – Faça inscrição na modalidade Ensino Fundamental ou Ensino Médio.


PASSO 4 – Ao finalizar essa parte, basta aguardar o dia da prova. Fique de olho nos locais e horários das provas para não perder essa oportunidade.


E aí? Conhecia esse programa? Quer concluir os seus estudos  do ensino fundamental ou médio mais rapidamente? Então é só aguardar abertura do edital do Encceja e fazer sua inscrição de modo 100% gratuit0! Aproveite!

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa