Programa Casa Verde e Amarela – Saiba o que é e como funciona!

Advertising
Advertising

Por muito tempo, quando nos referíamos ao acesso às moradias populares e demais financiamentos de imóveis de forma mais acessível, o programa mais comentado era o Minha Casa Minha Vida. No entanto, hoje esse programa recebe a denominação de Programa Casa Verde e Amarela.

Mesmo com outra denominação e apresentando algumas reconfigurações, a ideia central do programa segue sendo a mesma, ou seja, garantir o acesso à moradia digna a maior parte de cidadãos brasileiros possível.

Advertising
Advertising

Dito isso, veja em nosso conteúdo de hoje todos os detalhes sobre o Programa Casa Verde e Amarela. Você não só saberá o que é, como também qual é o seu funcionamento, pré-requisitos e processo de inscrição. Aproveite e boa leitura!

Como funciona o Programa Casa Verde e Amarela?

Esse programa foi desenvolvido pelo Governo Federal como uma iniciativa que visa levar maior acessibilidade na hora de um cidadão brasileiro financiar o seu imóvel (podendo ser uma casa, apartamento ou terreno).

Programa Casa Verde e Amarela
Advertising
Advertising

No entanto, o programa vai um pouco além de fornecer acessibilidade na obtenção de moradias, tendo em vista que também permite que seja feita a regularização fundiária e melhora de moradias próprias, com ajuda de custo para reformas, por exemplo.

Quem pode participar do programa?

Esse programa tem um enfoque especial nos cidadãos brasileiros que vivem em localidades urbanas ou rurais e que possuam uma renda per capita familiar que não ultrapasse R$ 7 mil reais mensais.

Além deste critério de renda, o beneficiário deverá ser maior de idade (possuir mais de 18 anos) e não pode já ter sido beneficiado por outros programas habitacionais. Também não serão admitidas inscrições de candidatos que já tenham algum tipo de imóvel registrado em seu próprio nome.

Segundo perspectiva lançada pelo próprio Governo Federal, o Programa Minha Casa Verde e Amarela pretende atender cerca de 2 milhões de famílias de baixa renda até o ano de 2024.

Como se inscrever no programa?

Você só conseguirá usufruir do programa Minha Casa Verde e Amarela e garantir o sonho da casa própria, se estiver devidamente inscrito neste programa. Mas, você sabe como é feito o processo de inscrição? Não? Prossiga com a sua leitura…

A seguir, separamos com exclusividade para você um passo a passo com todo o detalhamento dos procedimentos necessários para poder usufruir deste programa:

PASSO 1 – O Candidato deverá escolher o imóvel ideal para financiar

O primeiro procedimento a ser dado pelo candidato interessado em fazer parte do programa Minha Casa Verde e Amarela é ir até uma empresa corretora de imóveis e verificar as possibilidades no seu município.

Verifique um imóvel que atenda às suas necessidades de moradia. É muito importante verificar se a propriedade que for do seu interesse admite financiamento via Minha Casa Verde e Amarela.

Além disso, é importante que você busque uma corretora no seu município que seja confiável.

PASSO 2 – É importante reunir a documentação necessária

Ao ter identificado o imóvel do seu interesse e sabendo que ele admite financiamento via Minha Casa Verde Amarela, você também precisará reunir a documentação necessária para a apresentação junto ao órgão financiador (geralmente é a Caixa Econômica Federal).

Essa relação de documentos é a seguinte:

  • Certidões (estado civil, casamento ou nascimento);
  • Documento de identificação com foto e CPF;
  • Apresentação de comprovante de residência atualizado;
  • Apresentação de comprovante de renda (pode ser CTPS, contracheque, holerite, extrato de conta bancária, etc.);
  • Apresentação de título de eleitor;
  • Apresentação de declaração de Imposto de Renda, quando houver.

PASSO 3 – Procedimento de assinatura do contrato

A última etapa do processo envolve aguardar a análise das documentações por parte da instituição bancária. Caso o financiamento do imóvel seja aprovado, o candidato interessado precisa realizar a assinatura do contrato de financiamento. Esse é o procedimento final rumo ao sonho da casa própria.

Bom, esses são os procedimentos necessários para a inscrição no serviço. Você possui o perfil exigido para poder inscrever-se no programa Minha Casa Verde Amarela? Então não deixe essa oportunidade passar e conquiste seu imóvel próprio agora mesmo!

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras.

veja a lista completa