Reclamação Correios – Como abrir, consultar, telefone, ouvidoria

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Se você passou por uma situação indesejável, como atraso na entrega ou mesmo um produto danificado devido o mau transporte da carga, e deseja abrir uma reclamação Correios, você saberá como realizar esse processo passo a passo no artigo de hoje. Continue lendo!

Infelizmente, esse tipo de situação não é incomum, mas sempre que isso ocorrer, você deve exigir os seus direitos. O Correios transporta centenas de milhares de produtos semanalmente, e por conta disso, é passível da empresa atrasar algumas entregas ou mesmo cometer outros erros que podem ser amparados na forma da lei.

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Se você está com algum problema relacionado a empresa Correios, saiba como abrir uma reclamação ou entrar em contato pelo telefone e outros canais de atendimento. Confira!

Como abrir uma reclamação Correios

Antes de qualquer coisa, é bom esclarecer que se você deseja realizar uma reclamação Correios em relação a alguma mercadoria, você primeiro deve se certificar se o objeto está registrado.

Correios

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Para fazer isso, tudo o que deve fazer é consultar o status do objeto na página de rastreamento de objetos dos Correios, já que somente os objetos registrados podem ser rastreados. Esse é um procedimento importante para não ocorrer trabalho e desgastes desnecessários.

Você pode registrar algum tipo de reclamação contra o Correios nas seguintes ocasiões:

  • Mercadoria extraviada
  • Objeto não entregue
  • Produto danificado
  • Demora ou atraso na entrega
  • Lançamento de status errado no rastreamento Sedex
  • Dentre outros.

Para realizar uma reclamação aos Correios é bem simples É normal ter dúvidas nessa situação, afinal, não é algo que se fala todos os dias. Mas se você está passando por uma situação que exija isso, siga o passo a passo abaixo:

Reclamação Correios
  • Acesse o site do Correios www.correios.com.br;
  • No menu superior, clique em Ferramentas;
  • Em seguida, clique em Fale Conosco;
  • Visualize a opção Reclamação;
  • Agora clique no tipo de reclamação que se encaixa ao seu problema;
  • Selecione o tipo de reclamação;
  • Faça o detalhamento através das opções oferecidas;
  • Informe os seus dados pessoais;
  • Digite sua mensagem expondo seu problema e tudo o que ocorreu;
  • Marque a opção “Declaro ter lido e aceito o Termo de uso do Fale com os Correios”;
  • Clique em “Não sou um robô”;
  • Por fim, clique em “Enviar”.

O procedimento é bem simples e intuitivo. A próxima etapa é acompanhar a reclamação para ver qual será a resposta por parte do Correios.

  • Leia também: Como usar os serviços dos Correios.

Consultar reclamação

Após abrir a reclamação dos Correios, o cliente prejudicado deverá ficar atento a resposta da empresa para saber se o problema será solucionado ou deverá tomar outro tipo de providência.

Para mostrar a manifestação da empresa junto ao problema, o Correios criou a ferramenta onde é possível consultar a reclamação Correios ou manifestação.

Saiba abaixo como usar:

Reclamação Correios
  • Acesse http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/acompanharAndamentoManifestacao/dsp/acompanharManifestacao.cfm;
  • Insira o código manifestação ou código objeto;
  • Em seguida informe o CPF ou CNPJ registrado na reclamação;
  • Marque “Não sou um robô”;
  • Por fim, clique em “Consultar”.

Assim que a consulta for feita, será mostrada uma tela com a reclamação e a resposta do Correios. Geralmente, o prazo de resposta é de 72 horas úteis.

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Telefone do Correios

Outra opção de abrir uma reclamação nos Correios é por meio do telefone, onde é oferecida uma central de atendimento para ajudar os clientes Correios.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) tem o seguinte funcionamento:

  • Segunda à sexta, das 8 às 20 horas
  • Sábados, das 8 às 14 horas, exceto em dias de feriados nacionais

Como já dito, o sistema de telefonia dos Correios é um pouco diferente, sendo necessário fazer uma ligação para um número especificado para atender determinadas especificações. Abaixo, você encontrará os números com as respectivas descrições de atendimento, segundo o próprio site dos correios, confira:


3003-0100 – Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades – sedes de DDD. A tarifa tem custo de ligação local. Por meio deste número é possível contratar serviços como telegrama fonado e disque coleta, buscar CEPs e obter informações sobre produtos e serviços dos Correios.


0800-725-7282 – Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003. Os serviços prestados por este número são os mesmos do 3003 0100, a diferença é a área de abrangência de cada um.


0800-725-0100 – Exclusivo para registrar sugestões, elogios e reclamações. O número é o mesmo para ligações de todo o Brasil. Então, para registrar reclamação aos Correios, você deve ligar para esse número.


0800 725 0898 – Exclusivo para portadores de deficiência auditiva.


3003 1383 – Informações Banco Postal.


Ouvidoria Correios

Solicitar a intervenção ou fazer reclamação através Ouvidoria é um direito de clientes e demais cidadãos para situações excepcionais e problemas não solucionados.

Esse canal de atendimento é indicado para clientes que abriram reclamações, mas não tiveram seus problemas solucionados.

Antes de usar a Ouvidoria dos Correios é obrigatório registrar uma reclamação usando o Formulário de Contato. Abaixo segue o passo a passo para fazer o seu registro na Ouvidoria dos Correios:

Reclamação Correios
  • Acesse http://www2.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/Fale_com_Ouvidoria_1.cfm;
  • Informe o protocolo de atendimento;
  • Escreva, com detalhes, a sua manifestação;
  • Para finalizar, clique em “Enviar”.

Contatos comerciais

Para obter informações sobre contratos, você pode contatar os Correios pelos seguintes canais de atendimento:

Para firmar uma parceria com os Correios:

Acesse http://www2.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/cliente_contrato.cfm ou procure a agência mais próxima de sua localidade.

Para incluir novo serviço ou tirar dúvidas sobre seu contrato:

Ligue para 3003 0800 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 200 0800 (demais localidades)

Para registrar manifestações (Elogio, Sugestão, Dúvida, Suporte aos sistemas Comerciais, Solicitações Financeiras e Reclamação):

Acesse o Fale Conosco: http://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php ou ligue para a Central de Atendimento: http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios/central-de-atendimento.

Esperamos ter te ajudado com essas dicas de como abrir uma reclamação Correios. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder o mais rápido possível!

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