Saldo FGTS – Consulta Saldo FGTS Inativo Caixa – Confira!

Todo trabalhador deve ficar de olho no saldo FGTS. Afinal de contas, esse benefício é uma reserva de dinheiro que pode ser utilizada em diversos momentos da vida. Apesar de geralmente ser liberado quando o contribuinte é demitido sem justa causa, existem outras ocasiões onde é possível sacar esse benefício.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado, por exemplo, para dar entrada em um imóvel. Ele também pode ser liberado em situações de calamidade, onde a pessoa possa usar esse dinheiro para ter essa estabilidade.

Nesse post você irá aprender a consultar FGTS saldo pelo site da Caixa, bem como saber quem tem direito ao benefício, e como sacá-lo.

Consulta Saldo FGTS

Advertising

Para retirar o extrato do seu FGTS saldo, não é necessário ir diretamente em uma unidade da Caixa Econômica Federal. Na verdade, é possível fazer a consulta saldo FGTS pelo CPF, através da central de atendimento do Banco.

Advertising

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Saldo FGTS

Passo 01: Primeiramente, para poder ver o saldo do FGTS, ligue para o número 0800 726 0101, que é a central de atendimento da Caixa;


Passo 02: Siga as orientações da gravação para poder fazer a consulta saldo FGTS;


Passo 03: Em seguida, digite o seu CPF;


Passo 04:A gravação irá informar o saldo e outras informações relacionadas ao fundo.


Você também pode fazer a consulta saldo FGTS pelo CPF no site da Caixa. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Saldo FGTS

Passo 01: Primeiramente acesse o site www.caixa.gov.br/extrato-fgts;


Passo 02: Agora você precisará informar o número do seu NIS, ele está na carteira de trabalho;


Passo 03: Clique em “cadastrar senha”;


Passo 04: Você será redirecionado para uma nova janela onde será possível ler os termos de uso da plataforma. Leia tudo com calma e então clique em “aceito”; 


Passo 05: Um formulário irá aparecer, e você precisará preencher todos os campos com alguns dados pessoais, para a partir daí ver o FGTS saldo. O ideal é que você tenha em mãos o seu CPF, RG, carteira de trabalho e título de eleitor, pois várias informações serão necessárias;


Passo 06: Agora você precisará criar uma senha. Ela deve ter no máximo 8 caracteres, e o ideal é usar números e letras;


Passo 07: Clique em confirme;


Passo 08: Uma mensagem de que o cadastro foi realizado irá aparecer na sua tela, o que confirma que você poderá fazer a consulta saldo fgts pelo cpf tranquilamente;


Passo 09: Acesse novamente o site da Caixa Econômica Federal;


Passo 10: Preencha o campo do NIS e agora o da senha;


Passo 11: Clique em OK;


Passo 12: Clique na aba FGTS.


Pronto! Agora você já poderá verificar o saldo FGTS. O site irá mostrar o valor para cada vínculo trabalhista que você teve. É possível alterar o registro dentro do próprio site para verificar os valores de todos os vínculos.

Um detalhe importante sobre o benefício é que ele rende conforme os anos. Por conta disso, mesmo que você não vá sacar o seu fundo é interessante sempre acompanhar o FGTS saldo através do extrato dele. Assim você saberá exatamente o quanto ele está rendendo todos os anos.

Faça também a consulta de outros saldos:

O que é o Caixa FGTS?

Saldo FGTS

O Caixa FGTS é um site onde você pode verificar todas as informações sobre o seu fundo de garantia. Nele, é possível ver os extratos de todos os seus vínculos empregatícios, inclusive o saldo FGTS inativo.

Além disso, você também pode verificar o seu PIS, bem como o abono salarial.

Quem tem direito ao FGTS?

Agora que você sabe como ver o Caixa FGTS saldo, deve estar se perguntando quem trem direito a esse benefício. Esse é um direito de todos os trabalhadores que atuam sob regime CLT, ou seja, de carteira assinada.

Ele é válido tanto para trabalhadores:

  • Urbanos
  • Rurais
  • Avulsos
  • Intermitentes
  • Rurais temporários
  • Temporários
  • Atletas profissionais
  • Empregados domésticos

Contudo, não é o contribuinte que faz os depósitos mensais relacionados ao FGTS. Essa função é do empregador. Por conta disso é importante ficar de olho no saldo do FGTS, para ter certeza que todos os depósitos estão sendo feitos.

Como sacar o saldo do FGTS?

Para sacar o caixa FGTS saldo, você precisará comparecer até uma agência do banco. É necessário levar alguns documentos que podem variar conforme o tipo de saque.

Por exemplo, se você vai sacar o fundo por conta de uma demissão por justa causa, além da carteira de trabalho é necessário levar o RG, o número de inscrição PIS/PASEP/NIS e a rescisão de contrato.

Já no caso da aposentadoria, que é uma das situações onde é possível sacar o fundo de garantia, além da carteira de trabalho o trabalhador também precisa levar um documento de identificação (RG ou CPF), o número de inscrição PIS/PASEP/NIS e o documento fornecido pelo Instituto Oficial de Previdência Social que comprove a aposentadoria.

Caso o trabalho venha a falecer, a família também pode consultar o caixa fgts saldo e sacar o fundo de garantia. Nesse caso a pessoa ligada ao contribuinte precisará levar um documento de identificação, o número de inscrição PIS/PASEP/NIS do trabalhador que faleceu e a carteira de Trabalho do titular falecido.

Além disso, também é necessária levar a declaração que comprova quem vai receber a pensão por conta do falecimento do trabalhador, que também é emitida pelo Instituto Oficial de Previdência Social.

Caso o falecido tenha deixando dependentes menores de idade, também é necessário levar a certidão de nascimento, CPF ou RG de cada um.

Caso você tenha alguma dúvida sobre os documentos que deve levar para realizar a consulta e sacar o saldo do FGTS, ligue para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 0800 726 010.


Ficar de olho no saldo FGTS inativo é algo que todo trabalhador deve fazer. Apenas dessa forma você conseguirá verificar se realmente o seu benefício está sendo depositado de forma correta.

Tenha em mente que também é possível sacar os valores de contas inativas. Mas para isso você precisa fazer a consulta do saldo do FGTS previamente para saber quanto tem a receber.

Isso porque, dependendo do valor a ser recebido não é possível sacar o saldo inativo diretamente no Caixa Eletrônico. Então, não deixe de ver o seu saldo FGTS antes de ir até uma agência bancária para fazer o seu saque.

Tem alguma dúvida sobre como ficar de olho no seu fundo de garantia? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras. https://cassinosnobrasil.com/pagamento/cartao-de-credito/

veja a lista completa