Auxílio Emergencial – O que é, Quem tem direito, Calendário, Pagamento

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O Auxílio Emergencial é um dos inúmeros programas de assistência social existentes no Brasil, com o diferencial de ter sido lançado em meio à pandemia do covid-19, no ano de 2020. Milhares de pessoas foram beneficiadas com este programa e no artigo de hoje iremos destacar todas as informações sobre o benefício.

Em 2020, o Brasil e o mundo passaram por uma enorme crise, a partir do momento em que fomos surpreendidos por uma epidemia global. Em função do vírus do covid-19, houve a necessidade do isolamento social, e isso fez com que muitas pessoas parassem de trabalhar, gerando uma grave crise financeira no país.

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Com vistas a tentar minimizar essa crise, o governo federal brasileiro implementou o programa Auxílio Emergencial para auxiliar os cidadãos em vulnerabilidade econômica, durante todo o período da pandemia. Confira maiores informações sobre este tipo de auxílio, fazendo a leitura integral do nosso artigo de hoje!

O que é o Auxílio Emergencial?

O programa nomeado como Auxílio Emergência é fruto de uma ação governamental implementada no ano de 2020, a partir da Lei de nº 13.982/20.

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Basicamente, podemos definir esse programa como um plano que realiza pagamentos mensais aos seus beneficiários.

O valor concedido tem como finalidade auxiliar os cidadão brasileiros mais vulneráveis a pagarem as suas contas básicas do mês.

Logo que foi lançado, o programa pagava um valor total de R$ 600,00 mensais, os quais foram pagos neste valor por um total de 5 meses. Nas últimas três parcelas, o valor foi reduzido pela metade, ou seja, o governo passou a pagar R$ 300,00 ao mês aos seus beneficiários.

Vale destacar também que estes valores eram duplicados em instâncias em que haviam mães solteiras beneficiárias.

Quem tem direito?

Para que um cidadão brasileiro pudesse ter direito ao recebimento do Auxílio Emergencial, era necessário que se enquadrasse dentro dos seguintes perfis:

  • Profissionais autônomos
  • Microempreendedores;
  • Desempregados;
  • Comerciantes;
  • Artistas;
  • Contribuintes individuais do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS).

Além dos perfis listados anteriormente, o solicitante do benefício não pode receber uma renda que seja superior a 3 salários mínimos. Também é exigido que o candidato seja maior de 18 anos.

Outro detalhe importante é que este tipo de benefício pode beneficiar até 2 indivíduos por residência, ou seja, por grupo familiar.

Como se cadastrar?

O cadastro no Auxílio Emergencial é bastante simples, e abaixo iremos revelar para você como deve ser feito o procedimento:

  1. Entre na loja de apps do seu celular e pesquise pelo app Caixa Tem;
  2. Ao instalar a aplicação, abra o app e clique em “Realize sua solicitação”;
  3. Na sequência, marque que você possui todos os requisitos para solicitar o benefício;
  4. Informe na tela do número do seu celular e aguarde o código de cadastro;
  5. Insira o código e aguarde a validação;
  6. Disponibilize no sistema as informações solicitadas (renda, local onde mora, atividade profissional, etc.);
  7. Preencha as informações com dados familiares. Se morar sozinho, basta preencher apenas com os seus dados;
  8. Concluído o processo, basta aguardar pela análise do app.

Como consultar o saldo do auxílio?

O processo de consulta sobre o auxílio emergencial é feito exclusivamente através do site oficial da Caixa Econômica Federal, tendo em vista que é esta a entidade financeira responsável pelo pagamento do benefício.

Além disso, os beneficiários poderão fazer a consulta do saldo disponível diretamente do aplicativo Caixa Tem, o que é muito mais prático, já que tudo pode ser feito diretamente da tela do seu celular.

Como receber o pagamento?

Para poder receber o valor do benefício, basta ficar atento ao APP Caixa Tem e também ao cronograma de pagamento que será lançado pelo Governo Federal.

Vale destacar que a aplicação funciona como uma poupança social digital da Caixa Econômica, oferecendo aos seus usuários a possibilidade de realização de transferências de modo ilimitado.

Os beneficiários também podem fazer 3 transações por mês para outros bancos e possuem um limite entre R$ 600 e R$ 1 mil por dia. Além disso, o banco também disponibiliza a possibilidade de débito virtual, o qual pode ser solicitado diretamente pela aplicação.

Como sacar o auxílio?

A seguir iremos passar para você todas as instruções de como deve ser feito o saque do auxílio emergencial:

  1. Primeiramente, você deve saber que o benefício pode ser sacado sem uso de cartão;
  2. Use o Caixa Eletrônico da Caixa Econômica e clique em ENTRAR;
  3. A seguir, vá até o item “Saque Auxílio Emergencial”;
  4. Na sequência, insira o CPF e clique em CONTINUAR;
  5. O sistema mandará um código ao seu app Caixa Tem e você precisa disponibilizar ele no caixa eletrônico e clicar em CONFIRMAR;
  6. Defina um valor para saque e aguarde a liberação do dinheiro.

Agora que você sabe o que é e como funciona o Auxílio Emergencial, não deixe de usufruir deste programa. Aproveite as instruções que recebeu em nosso conteúdo!

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