PRONAF: O que é? Como funciona? Saiba aqui!
Advertising
O PRONAF é um importante programa implementado no Brasil que visa valorizar ainda mais a agricultura familiar, a qual é responsável atualmente por cerca de 80% dos alimentos que são produzidos.
No caso do Brasil, o Governo Federal criou esse programa como uma forma de promover o fortalecimento das atividades agrícolas. Confira maiores informações sobre o Pronaf em nosso conteúdo de hoje!
O que é o PRONAF?
Advertising
A sigla PRONAF significa Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e é uma iniciativa do governo que visa contribuir com pequenos agricultores.
Por pequeno agricultor deveremos entender todos aqueles produtores rurais que tenham suas produções fruto de sua própria força de trabalho e da família.
Advertising
Basicamente, esse programa destina um financiamento que fortalecerá as atividades e serviços da agropecuária, as quais são desenvolvidas por famílias rurais em pequenas extensões de terra.
Além disso, esse tipo de financiamento possui taxas de juros que são mais baixas que qualquer outro financiamento destinado ao âmbito rural, o que acaba por estimular e aumentar a renda dos pequenos agricultores.
Com o dinheiro do financiamento, as famílias de pequenos agricultores conseguem aumentar a produção e comprar maquinário adequado para desenvolver o trabalho mais facilmente e com isso, melhorar a qualidade de vida da como um todo.
Qual é o principal objetivo do Programa?
Como foi mencionado anteriormente, esse programa objetiva prestar auxílio aos pequenos agricultores de comunidades rurais, como forma de contribuir para o crescimento dos seus negócios no campo, e também reduzir a desigualdade social.
O dinheiro poderá ser usado pelos pequenos agricultores nas seguintes instâncias:
- Aquisição de sementes;
- Compra de fertilizantes e insumos;
- Recuperação de pastagens;
- Implantação de sistemas de irrigação;
- Implantação de sistemas de armazenagem;
- Modernização de equipamentos;
- Compra de maquinários;
- Reforma e implantação de estruturas de produção.
Quem poderá usufruir do PRONAF?
Já informamos que serão os pequenos produtores rurais, mas além disso, teremos outros perfis que poderão se enquadrar e que listaremos abaixo:
- Todos os agricultores familiares;
- Pescadores artesanais;
- Maricultores;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Assentados pertencentes à Reforma Agrária;
- Entre outros.
Como conseguir acesso ao PRONAF?
Caso você se enquadre em um dos perfis listados anteriormente, você poderá solicitar acesso ao financiamento, indo diretamente até uma Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), ou até mesmo ao sindicato de produtores rurais do seu município, e entrar com pedido de adesão ao programa.
Para aderir ao programa, o produtor deverá preencher o termo de Declaração de Aptidão ao PRONAF, denominado de DAP. Feito isso, também será cobrado um Projeto Técnico de Financiamento.
Através desse projeto, o produtor deverá estipular ao governo qual finalidade dará ao crédito solicitado, prazos e juros.
Toda a documentação do pedido será enviada pela Emater até uma agência do Banco do Brasil, ou de qualquer outro parceiro financeiro da sua região. Tendo o projeto aprovado pelo banco, o financiamento será liberado e o agricultor poderá sacar o dinheiro e fazer os investimentos necessários em sua propriedade.
Você sabia da existência do PRONAF? É produtor rural? Já usufruiu do programa em outro momento? Como foi sua experiência? Compartilhe com a gente!