Valor do aluguel deve aumentar 20% – Confira detalhes sobre a inflação
Advertising
Apesar de termos observado uma queda no valor do aluguel no mês de setembro (0,64% segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas –FGV), essa pequena queda não permanecerá nos próximos meses.
Inclusive, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP –M) prevê um aumento no valor do aluguel de 20% até o final do ano de 2020.
Advertising
Esse aumento se deve, segundo representantes da Fundação Getúlio Vargas à forte inflação no país, decorrente do aumento no custo da compra de matérias primas e insumos para o setor de construção civil.
Apenas para que você tenha uma noção, no ano de 2020, quando estourou a pandemia pelo Covid-19, muitos inquilinos tiveram que negociar descontos no valor do aluguel, em função da queda na renda familiar e elevados índices de desemprego.
Advertising
Como essa situação ainda está bastante incerta, a dica dos especialistas é que pessoas busquem negociar os valores dos alugueis ainda esse ano.
O que é o IGP –M e como ele interfere no valor do aluguel?
Como apontamos na introdução desse artigo, a sigla IGP –M significa Índice Geral de Preços do Mercado e é uma importante referência para se conhecer as variações dos preços na economia brasileira.
O objetivo básico desse indicador está em fazer um monitoramento das principais mudanças que estão ocorrendo no valor da moeda do Brasil e nas variações de preços dos bens de consumo.
Com esse tipo de ação, busca-se fazer uma medição do patamar de inflação em todo o território nacional. Essa mediação irá avaliar os seguintes pontos:
- Custo para aquisição de matérias primas;
- Produtos;
- Serviços Finais.
Com o suporte desse índice, diversos setores do mercado brasileiro fazem ajustes nos preços, incluindo as contas de energia elétrica, água, alimentação, saúde e também no valor do aluguel.
Esse termo surge com muita frequência na hora de buscarmos um imóvel pra alugar, e isso se deve porque ele realmente é a principal referência para determinação do valor mensal para o aluguel do imóvel.
Sendo assim, se o mercado está prometendo uma suba no valor do aluguel em 20% é porque provavelmente o IGP-M também sofreu algum tipo de alta.
Como é feito o cálculo desse indicador?
O órgão responsável por fazer o cálculo mensal do IGPM é justamente a Fundação Getúlio Vargas (FGV), através de três variáveis. São elas:
- INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção): esse indicador é responsável por fazer a avaliação do custo necessário para a construção de habitações no Brasil, levando em conta até mesmo os materiais utilizados nas construções e a mão de obra. Esse fator será responsável por 10% do IGP –M.
- IPC –M (Índice de Preços ao Consumidor): este indicador é responsável por avaliar os valores dos setores que costumam ter mais impacto nos consumidores, tais como o de alimentação e saúde. No IGP-M esse índice equivale a 30%.
- IPA-M (Índice de Preços ao Produtos Amplo): indicador responsável por fazer o monitoramento das variações do setor de varejo, representando 60% do IGP-M.
Você sabia dessa possível suba no valor do aluguel? Como estão os valores dos alugueis de imóveis em sua cidade? Compartilhe com a gente!