Valor do aluguel deve aumentar 20% – Confira detalhes sobre a inflação

Advertising

Apesar de termos observado uma queda no valor do aluguel no mês de setembro (0,64% segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas –FGV), essa pequena queda não permanecerá nos próximos meses.

Inclusive, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP –M) prevê um aumento no valor do aluguel de 20% até o final do ano de 2020.

Valor do aluguel

Advertising

Esse aumento se deve, segundo representantes da Fundação Getúlio Vargas à forte inflação no país, decorrente do aumento no custo da compra de matérias primas e insumos para o setor de construção civil.

Apenas para que você tenha uma noção, no ano de 2020, quando estourou a pandemia pelo Covid-19, muitos inquilinos tiveram que negociar descontos no valor do aluguel, em função da queda na renda familiar e elevados índices de desemprego.

Advertising

Como essa situação ainda está bastante incerta, a dica dos especialistas é que  pessoas busquem negociar os valores dos alugueis ainda esse ano.

O que é o IGP –M  e como ele interfere no valor do aluguel?                     

Como apontamos na introdução desse artigo, a sigla IGP –M significa Índice Geral de Preços do Mercado e é uma importante referência  para se conhecer as variações dos preços na economia brasileira.

O objetivo básico desse indicador está em fazer um monitoramento das principais mudanças que estão ocorrendo no valor da moeda do Brasil e nas variações de preços dos bens de consumo.

Valor do aluguel

Com esse tipo de ação, busca-se fazer uma medição do patamar de inflação em todo o território nacional. Essa mediação irá avaliar os seguintes pontos:

  • Custo para aquisição de matérias primas;
  • Produtos;
  • Serviços Finais.

Com o suporte desse índice, diversos setores do mercado brasileiro fazem ajustes nos preços, incluindo as contas de energia elétrica, água, alimentação, saúde e também no valor do aluguel.

Esse termo surge com muita frequência na hora de buscarmos um imóvel pra alugar, e isso se deve porque ele realmente é a principal referência para determinação do  valor mensal para o aluguel do imóvel.

Sendo assim, se o mercado está prometendo uma suba no valor do aluguel em 20% é porque provavelmente o IGP-M também sofreu algum tipo de alta.

Como é feito o cálculo desse indicador?

O órgão responsável por fazer o cálculo mensal do IGPM é justamente a Fundação Getúlio Vargas (FGV), através de três variáveis. São elas:

Valor do aluguel
  • INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção): esse indicador é responsável por fazer a avaliação do custo necessário para a construção de habitações no Brasil, levando em conta até mesmo os materiais utilizados nas construções e a mão de obra. Esse fator será responsável por 10% do IGP –M.

  • IPC –M (Índice de Preços ao Consumidor): este indicador é responsável por avaliar os valores dos setores que costumam ter mais impacto nos consumidores, tais como o de alimentação e saúde. No IGP-M esse índice equivale a 30%.

  • IPA-M (Índice de Preços ao Produtos Amplo): indicador responsável por fazer o monitoramento das variações do setor de varejo, representando 60% do IGP-M.

Você sabia dessa possível suba no valor do aluguel? Como estão os valores dos alugueis de imóveis em sua cidade? Compartilhe com a gente!

artigos relacionados Leia também:
Como contratar Bradesco Vida e Previdência

Advertising Quando falamos sobre proteger o futuro, o seguro de vida é uma das opções mais procuradas para garantir que, em situações inesperadas, sua família…

especial
Os melhores cartões de crédito de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito

Conheça os melhores cartões de crédito de 2024, cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de especialistas em finanças e crédito. Esses cartões oferecem uma variedade de benefícios, desde recompensas generosas até taxas de juros competitivas, garantindo que você encontre a opção perfeita para suas necessidades financeiras. https://cassinosnobrasil.com/pagamento/cartao-de-credito/

veja a lista completa